Cadeirantes podem ser Pais?

 
Ter um filho é uma decisão séria que todos devem pensar muito bem antes de ter ou não ter, pois isso envolve muitas questões tanto psicológicas quanto financeiras...
    Quando a pessoa que deseja ser pai ou mãe é cadeirante o cuidado é dobrado, por que além das questões mencionadas a cima existe a questão do estado físico. No mundo em que vivemos o físico da pessoa não importa, mas quando se trata de um filho, isso é fundamental.
   Existem muitos homens cadeirantes que possui uma fertilidade como de um homem “andante”, o fato de estar na cadeira de rodas não gera nenhuma alteração neste fator.
   Mas também não são todos os casos, em alguns é evidente as alterações. Se existir alguma mudança nessa função, é recomendável que se converse com um médico para ele avaliar o estado e indicar um tratamento para sua melhora.
  Para as mulheres a questão de ser “mãe” já muda um pouco, por que além de ser fértil ou não, ela precisa ser fisicamente capaz de carregar o bebê por no mínimo 7 meses.
  É fundamental e altamente recomendável a orientação de um profissional-médico- para saber se a pessoa pode ou não pode ter uma criança sem correr algum risco. Todo cuidado é valído ainda mais quando se trata de uma nova vida que pode vir ao mundo.
   Mas isso não quer dizer que seja impossível uma gestação em uma cadeirante, conheço muitas mulheres que independente de sua deficiência conseguiram ter uma gravidez normal.
Conheça alguns casos:

"...Meu nome é Leandra, tenho 34 anos sou deficiente física nasci com mielomeningonseli.
Quando descobri que estava grávida todos ficaram assustados, não por eu ta grávida mas sim por minhas condições e pelo bebê que podia nascer como eu.
Ai começou corre-corre de exames, tomava 2 injeções pela infecção urinaria para não passar para o bebê, olha, elas erão piores que besetacil, tomei essas injeções... como sofri noss,a não foi fácil essa gravidez não...
Com 8 meses minha bolsa estourou e depois de algumas horas ela nasceu, saudável sem seqüelas nenhuma, hoje ela esta com 3 anos é meu maior motivo de viver minha vida. Eu faria tudo de novo, eu e o pai dela (também cadeirante) somos amigos, ele vem ver ela e ela ama mto ele.
Sou muito grata a todos que me ajudaram e ajudão para que ela cresça feliz saudável, obrigada desde já! abraço a todos[as]..."



"...Me chamo Idenia..
Quando descobri eu fiquei muito feliz. Muitos falaram que seria loucura. Outros me deram o maior apoio. Sofri mais a falta de apoio familiar, mas isso foi no inicio.Tive medo de não ser capaz de cuidar de um bebê. Mas passaria por tudo novamente...
"


"...Me chamo Liliane tenho 31 anos...
Quando descobri que estava gravida, foi o dia mais feliz da minha vida...pq descobri que eu estava grávida do homem que eu amo...imaginei logo que seria um menino lindo, nunca me veio nas minha imaginações uma menina, sempre eu via um menino...e Deus me abençoou com o menino que sempre sonhei...Algumas pessoas criticavam o pai do meu filho, falavam que ele tinha que ser preso, por que me fez mal, não sabem elas que ele me fez e faz muito bem...outras pessoas disseram q minha gravidez não ia até ao final, e que se fosse eu morreria no parto...mas nunca dei atenção pra que os outros falavam, sempre tive certeza de que meu menino viria pra mim cuidar e amar...como foi oq aconteceu....
Minha gravidez foi ótima, não tive enjôo nenhuma vez...foi muito tranqüila...nao tive nenhum sofrimento não.
   Se fosse pra voltar ao passado faria tudo igual, mas não penso em ter outro filho não...Deus já me abençoou com o meu menino...já estou muito satisfeita..."

   Peço desculpa para meus amigOS cadeirantes, pois não consegui depoimentos de pais cadeirantes por falta de tempo.
   Mas tenho certeza que para os homens a questão de ser pai é mais fácil, pois o que vem do homem é a "sementinha" (espermatozoide), e para isso existe vários tratamentos que ajudam nos processos tanto de fertilização quanto fecundação, com eles os problemas de infertilidade masculina ficam praticamente todos resolvidos.
   Esse assunto é polêmico, pois mesmo que a maioria dos "andantes" pensam que não somos capazes de querer ser mãe ou pai, isso acontece sim!
  Um sonho de muitas mulheres e homens que podem ser realizados, até mesmo por um(a) cadeirante.    Desde que tenham cuidado diferenciado com acompanhamento médico, para que seja possível dar a luz a uma criança 100% saudável. 


Agradecimento a Magno pela sugestão da matéria, agradeço também à mamãe Leandra, Idenia e Liliane.
Leandra e sua filinha
Liliane e seu filhão

Tecnologia do Blogger.