4º Concurso de Moda Inclusiva

 
   Durante a tarde de terça-feira, 13 de novembro, aconteceu, no MuBE – Museu Brasileiro de Escultura, em São Paulo, o I Fórum Internacional de Moda Inclusiva e Sustentabilidade. Com realização da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, reuniu professores, alunos e pessoas interessadas no tema.
   Após o Fórum, aconteceu o Desfile do 4º Concurso de Moda Inclusiva. Com a presença das atrizes globais Gabriela Duarte e Ana Lúcia Torre, foram apresentados os 14 looks finalistas e, de forma inédita, o resultado revelou empate, pela pontuação dos jurados presentes, no segundo e terceiro lugares, com cinco vencedores, em lugar de três.
   A Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, Dra. Linamara Rizzo Battistella, destacou a importância da discussão do tema e a relação entre Fórum e o Concurso de Moda Inclusiva.
   “Este ano, o Fórum se associou ao Concurso porque era preciso ir além. É mais do que atrair os melhores trabalhos na área, é discutir os caminhos que podem ter significado para esse momento tão importante, que é o protagonismo da pessoa com deficiência em todos os âmbitos da sociedade”.
   “Levar essa informação para os alunos, para as escolas, levar esse conteúdo para dentro das universidades, tem sido o nosso grande objetivo. Traduzir para os profissionais esse mercado imenso de grande significado, pois são 40 milhões de brasileiros e 1 bilhão de pessoas no mundo com algum tipo de deficiência".
   O Concurso de Moda Inclusiva tem o objetivo de contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva, na qual todos tenham acesso igualitário aos produtos, bens e serviços disponíveis. A finalidade do concurso é promover importante debate sobre moda diferenciada e acessível, além de incentivar o surgimento de novas soluções e propostas em relação ao vestuário para as pessoas com deficiência.
   Com a presença das atrizes da Rede Globo, Gabriela Duarte e Ana Lúcia Torre, o desfile apresentou os 14 looks finalistas dos seguintes estilistas: Ana Helena Hubner, Bárbara Nayê de Farias, Camila Harumi Adachi, Carolina Yukari Inoue, Candida Cirino, Cláudia Soares Gordilho, Claudiomar Felipe Cavalcanti, Driélli Valéria de Oliveira, Érica Silva da Cruz, Francine Juliane Cavalcanti, Gabrieli da Silva, Jéssica Bonfim Assalis, Jeniffer Lira Dias e João Paulo Alves da Silva.

Vencedores do 4º Concurso de Moda Inclusiva

1º lugar:  Driélli Valerio de Oliveira de Bauru – São Paulo
Look - vestido de noiva dividido em duas peças: corpete tomara-que-caia e saia com um sistema de regulagem de comprimento, de modo que a barra não enrosque na cadeira de rodas.

2ª lugar: Claudionor Felipe Cavalcanti – Curitiba – Paraná (empate)
Look - A camiseta possui zíper destacável no lugar das costuras laterais. O macacão com alça assimétrica possui vista em viés protegendo a pele das costuras. As costuras são deslocadas para frente para facilitar o vestir e despir, além do franzido na cintura que proporciona uma folga para se necessário o uso de sondas.

2ª lugar: João Paulo Alves da Silva - São Paulo (empate)
Primeiro Look – camisa com fechamento em velcro e abertura total da manga em velcro até a cava para facilitar o vestir e despir. A calça tem cós com elástico nas costas e bolso falso embutido.
Segundo look – casaco alia estética, funcionalidade e praticidade dos bolsos grandes e fechamento com botões. A calça com elástico no cós aumenta o conforto.

3ª lugar: Carolina Iukari Inoue - São Paulo (empate)
Primeiro look – vestido com saia envelope interna para facilitar o vestir e despir. Elástico na cintura para conforto na posição sentada. Barra dianteira mais curta para não cobrir os pés.
Segundo look - macacão frente única possibilita vestir sem o auxilio das mãos, sobreposto por um kaftan opcional que suaviza a ausência dos membros superiores. 

3ª lugar: Francine Juliane Cavalcanti – São José dos Campos/SP (empate)
Look – jaqueta com suporte para fones de ouvido, bolsos frontais e abertura total do ziper para facilitar o ato de vestir e despir. Shorts com cós amplo e ajustável por elástico possui parte traseira acolchoada evitando pontos de pressão.

Fotos do evento:







Vencedora do 1º Lugar Drika Valério e sua modelo




Parabéns pelos trabalho e dedicação de todos!!

fonte: Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência-SP
Grupo Drika Valério - Moda Inclusiva
Tecnologia do Blogger.