5 coisas que você não deve fazer com um(a) cadeirante...

   Bom dia amigos, devido ao grande sucesso pela postagem que fiz há algum tempo atrás sobre as "5 coisas que você não deve fazer com um(a) cadeirante", hoje estou postando novamente mais 5 coisinhas mais comuns que realmente acontecem, mas que, quem é cadeirante não gosta nem um pouco. .
    Espero que gostem e divirtam-se!

Se quiser saber algo sobre o(a) cadeirante, pergunte diretamente a ele(a):
   Isso já me aconteceu nem uma, nem duas, mas várias vezes! 
   Uma delas foi no consultório médico, onde a moça que estava fazendo uns exames em mim fazia todas as perguntas para minha mãe. Sem minha mãe perceber, ela mesma repetia todas perguntas para mim e aí então eu respondia. 
   Mas eu não aguentei e comecei a rir daquela situação, com isso minha mãe e a moça perceberam que o que estava acontecendo era ridículo. 
   Por que não perguntar diretamente ao cadeirante? É claro que alguns cadeirantes têm dificuldade na fala, mas não custa nada tentar interagir com a pessoa. 
   Afinal, para a surpresa de muitos, existem muitos cadeirantes que até falam... podem acreditar! ;)

Não se espante ao ver um(a) cadeirante com um(a) namorado(a):

   É lamentável que ainda exista falta de informação e falta de "cabeças abertas"! Muitos andantes acham que um(a) cadeirante namorar é coisa de outro mundo; nem disfarçam a cara de espanto quando vêem um casal de namorados onde um é cadeirante; a situação fica bem pior, caso os dois sejam cadeirantes...
   Já costumamos atrair olhares por andarmos em uma cadeira de rodas, mas quando o cadeirante tem uma namorada(o), parece que, sentado na cadeira está o "Papai Noel". Todos olhares são atraídos, uns de espanto, outros de "meu Deus, como pode isso?", ou ainda aqueles olhares das senhorinhas quase chorando de alegria "oh que bonitinho, parece o casal da novela".
    Por favor gente, nada disso é anormal e extraordinário. Já cansei de dizer e escrever, mas repito... Cadeirantes também são pessoas que têm sentimentos e que podem amar e ser amados! Ah!!! E fazer "amorzinho" também hóhóhó

Não pendure sacolas na cadeira de rodas, nem largue coisas no colo do cadeirante, ele(a) é uma pessoa e não um cabide:
   Pense numa pessoa brava quando largam coisas em meu colo ou penduram sacolas em minha na cadeira: EU!. Nossa gente, eu odeio isso com todas as minhas forças!!! Meus amigos e familiares já sabem disso e avisam todo mundo que eu não gosto que fazem isso comigo...
    Mas vou tentar explicar o porquê de não gostar disso: a questão das sacolinhas penduradas atrás de mim me irrita muito  porque quando eu ando com a cadeira, a sacola fica encostando no pneu; às vezes tranca a roda ou se não, rasga a maldita da sacolinha e ai é um Deus nos acuda.
    Já a questão de colocar as coisas no meu colo para eu segurar (casaco, celular, bolsa e etc..):  Eu não gosto pois além de ter que me equilibrar enquanto estou andando, ainda preciso ficar tomando conta das coisas dos outros? Nãoooo gosto mesmo...
   É claro que não podemos generalizar, existem cadeirantes que nem dão "bola" pra isso, mas  a maioria dos que eu conheço, concordam comigo!

Não afaste seu(a) filho(a) de perto de um(a) cadeirante com tanto pavor
   Quem é cadeirante já está acostumado com as diversas formas que as crianças reagem ao ver um (a) cadeirante. Algumas ficam olhando assutadas, outras perguntam aos pais o porquê da cadeira de rodas e outras até se aproximam para brincar no "nosso carrinho".  São atitudes inocentes que não devemos nos aborrecer, afinal, são crianças.
   Mas quando a questão são os pais, aí já muda um pouco. Um amigo cadeirante  me contou, que uma vez estava chegando em uma pracinha de brinquedos e uma mãe viu ele se aproximando. Desesperada a mãe pegou a criança pelo braço e carregou embora. A criança foi embora com olhos arregalados por não entender o que estava acontecendo.
   Atitude desnecessária né gente?! Muitos acreditam que essas pessoas têm essas atitudes, por pensarem que a deficiência é contagiosa ou algo assim. Eu não consigo acreditar nisso, será que existem realmente pessoas com tamanha ignorância?  Lamentavelmente, não é de se duvidar!
   Aos pais que agora estão lendo este post... não façam isso com seus filhos, não tenham medo que eles perguntem sobre a cadeira de rodas, expliquem para seus filhos sem vergonha e quem sabe, até incentive  seu filho a interagir com o cadeirante para que ele não tenha preconceito?! Fica a dica.

Não trate um(a) cadeirante como criança:
   Tudo bem que alguns cadeirantes até podem ter um tamanho um pouco menor do que o costume (tipo eu) e que por estarmos sentados em uma cadeira de rodas, geralmente ficamos menores do que uma pessoa que está em pé. Mas isso não significa que precisamos ser tratados como criança!
   Muita gente conversa com os cadeirantes, já acreditando que ele faça apenas coisas de criança, como disse anteriormente, muitos acabam fazendo perguntas para a pessoa que está perto de você, pois pensa que você é uma criança  e que não sabe responder.
   Pior ainda, quando começam a conversas com o cadeirante com a língua "inha e inho" como por exemplo: "Que bonitinho", "Qual o teu nominho?", "Quantos aninhos?"... Haja paciência né?!
   Amigo andante, não faça esse tipo de coisas! Evite usar o diminutivo pra falar com um cadeirante! Fale conosco, normalmente!!!


Tecnologia do Blogger.