Etiqueta e Contraetiqueta - Doris Azevedo



Doris Azevedo é cadeirante devido à Esclerose Múltipla. Por "sentir na pele" como as pessoas tratam um cadeirante, ela escreveu um livro onde dá dicas de comportamento visando orientar sobre a melhor forma de agir com as pessoas com deficiências.

Este é um livro que ensina com muito bom-humor as regras de comportamento. Questionar regras e apontar opções é uma característica da autora Doris Azevedo, conhecida consultora empresarial. Simples e objetiva a obra ilustra desde atitudes adequadas ao cotidiano até a sugestão de postura em situações inusitadas. 
Doris Azevedo

A Contraetiqueta proposta pela autora é a contestação de regras passadas de geração em geração, sem questionamento e a Etiqueta Inclusiva, é espelhada em seu momento atual de pessoa com deficiência física, que permite-se participar de todas as oportunidades sociais e profissionais que deseje, sem constrangimentos. E como diz Doris Azevedo- Com naturalidade e bom-humor é possível ser elegante em qualquer circunstância! sem perder a alegria e o encantamento pela vida.

Nesse trecho, você entenderá o que pode encontrar no livro:
"...Uma das dicas em restaurante ou evento: 
A coordenação motora ou tátil afetada dificulta o aparentemente simples fato de cortar algo. Estando na companhia de alguém com dificuldades ofereça ajuda. 
Parta o pão com a faca e passe a iguaria escolhida, para então oferecer à pessoa. Isso é sensibilidade...."

Doris também diz: "Não tenho pretensão de escrever um manual técnico, cuja elaboração deve ser realizada por equipes especializadas. Vou me ater a algumas dicas de comportamento visando orientar sobre a melhor forma de agir com as pessoas com deficiências, de forma abrangente. Lembrando que são apenas diretrizes, pois cada ser humano é único e o bom senso e a sensibilidade serão os principais guias."

Atualmente o livro está sendo comercializado pela Livraria Cultura e pode ser comprado pela internet, pelo valor de R$38,00 + frete. Quem tiver interesse, clique AQUI!
Tecnologia do Blogger.