Conheça Frederico...


Quando criança eu já era apaixonado pelo campo, principalmente pelos animais. Talvez seja por isso que resolvi fazer Medicina Veterinária, sonho que realizei em 2003. Terminei a universidade, fiz mestrado e trabalhei em duas empresas voltadas à nutrição animal, sendo a última a maior indústria do segmento, onde trabalhar nela é o sonho de consumo de muitos profissionais da área. E devido à aptidão do Mato Grosso do Sul, o foco do meu trabalho sempre foi a bovinocultura de corte, outra grande paixão.

Em agosto de 2008, depois de uma semana intensa de trabalho pelo sudeste do estado, voltei para casa, em Campo Grande, para desfrutar de um fim de semana de descanso. Era uma sexta-feira.

No dia seguinte, como costumava fazer aos finais de semana, fui dar uma volta de moto (mais uma paixão, rsss). Como era sábado de manhã e o comércio estava aberto, levei minha moto para trocar a lâmpada do farol. No retorno para casa, bati com a moto num carro que atravessou a preferencial. A pancada não foi muito forte, mas o suficiente para fraturar a 5ª vértebra cervical e me deixar tetraplégico.

Desde então, iniciamos uma grande luta para sobreviver. Digo “iniciamos” porque não lutei sozinho, mas com a ajuda da minha família, dos meus amigos e principalmente de Deus. Foram 24 dias no CTI (sendo 14 em coma), 28 dias no quarto e 25 dias internado em outro hospital, lutando para me libertar do respirador, das escaras e de uma grave infecção.

Após a “fase” hospitalar, fui para casa e novos desafios surgiram, afinal eu precisava iniciar um trabalho de reabilitação. Os exercícios começaram a fazer parte da minha rotina, mas a depressão e o desânimo me acompanharam por aproximadamente três anos. A saudade da minha “antiga vida” era o que mais me machucava.

No final de 2010, uma amiga de infância foi me visitar e deu a ideia de montar um blog sobre acessibilidade, com o “interesse” de me fazer sair um pouco de casa. Neguei logo de cara, mas fui pesquisar um pouco sobre o assunto. Dias depois, o “Acessibilidade na Prática” estava no ar!

O blog foi evoluindo e se tornou minha principal atividade. Além de se tornar um compromisso, ele me fez conhecer e conviver com pessoas de diferentes partes do Brasil e com diferentes deficiências e limitações. O blog era (e ainda é) uma troca contínua de conhecimento e de experiências, mas a depressão ainda era presente, apesar de ter abandonado os antidepressivos.

Um belo dia, devido à “queda de um raio na minha cabeça” (rsss), resolvi reagir! Troquei minha cadeira motorizada por uma manual e dei entrada no processo de renovação da minha CNH. Isso até estava nos meus planos, mas não para aquele momento. A partir daí começou uma nova fase na minha vida, onde cada vitória suada me motivava a querer conquistar e reconquistar meus sonhos e desejos.

Há quatro anos no ar, o blog está com mais de 650 artigos publicados graças ao apoio de várias pessoas. E essas mesmas pessoas colaboraram e me motivaram a criar a “Multa Moral”, uma iniciativa que visa conscientizar e envolver a população sobre a importância das estruturas acessíveis.

Hoje, após seis anos de acidente, consegui superar muitos desafios, mas ainda há muito pela frente, principalmente na parte profissional. Confesso que voltar a ter uma atividade que me dê renda suficiente para me manter tem sido minha maior dificuldade, mas uma hora eu tiro as rodinhas do chão
Tecnologia do Blogger.